Como fazer tofu - receita 2

A Embrapa Soja ensina a fazer o tofu:

Pesar 1 quilo de grãos de soja, lavar com água de torneira e escorrer. Em seguida, pôr os grãos em um recipiente cobri-los com água filtrada e deixar de molho por uma noite (8 a 10 horas), em temperatura ambiente.

Escorrer a água, enxaguar os grãos, colocar no liquidificador, adicionar 8 litros de água e triturar. Como os liquidificadores domésticos têm capacidade pequena, essa operação pode ser feita em diversas etapas, tomando o cuidado de manter a proporção de grãos e água e, ao fim do processo, juntar todas as porções.

Transferir a mistura para uma panela de alumínio grossa e cozinhar por 10 minutos, em temperatura de 95 a 100 graus, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela.

Deixar esfriar e coar em tecido de trama fina ou em tecido próprio (pano de queijo) para coar coalho de leite de vaca.

Separar a porção líquida (leite de soja) obtida e medir o volume. Preparar o agente coagulante - pode-se usar sulfato de cálcio dihidratado (CaSo4.2H2O) ou cloreto de cálcio (CaCl2), que podem ser encontrados em lojas de produtos químicos. Para cada litro de leite de soja, dissolver uma colher de sobremesa rasa em meio copo de água morna.

Adicionar a solução coagulante ao leite também morno (75 a 80 graus), agitando com uma colher para misturar bem o leite de soja. Deixar o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofu), esperar 15 a 20 minutos sem mexer.

Transferir o coágulo para uma fôrma (caixa de metal ou madeira) perfurada e forrada com tecido de malha fina úmido. Cobrir com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da fôrma. Prensar a fôrma com pesos bem distribuídos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos.

Pôr a fôrma com o tofu prensado em um recipiente (bacia) com água gelada e deixar por cinco minutos. A seguir, desenformar, removendo o pano. Cortar o coágulo obtido em pequenos cubos e colocá-los em um recipiente também contendo água gelada, deixando-os na água gelada por uma hora. Colocar os cubos em recipiente hermeticamente fechado (tipo tupperware) ou em sacos plásticos selados em seladora elétrica ou tipo zip lock, com água, e armazenar em geladeira em temperatura entre 2 e 4 graus.

Caso seja difícil comprar sulfato de cálcio ou o cloreto de cálcio (que podem ser encontrados em lojas de produtos químicos), a Embrapa recomenda substituí-los por sal amargo, que é facilmente encontrado em farmácias.

1 comentários:

walter luiz disse...

quero saber se o coalho do queijo minas pode ser usado para fazer tofu