Segredos de pães caseiros

-Nunca coloque toda a farinha pedida na receita, dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos, e da qualidade da farinha essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais (dura).

-As mãos úmidas ou cheias de massa também podem confundir e dar a impressão que está faltando farinha no pão, mas , basta estar com as mãos limpas, bem secas e principalmente totalmente enfarinhadas, que você vai notar a diferença nas próximas massas que fizer.

-Para iniciar uma massa, devemos inclusive começar a mexer com um garfo, e depois que passarmos para uma superfície enfarinhada uma espátula envolta em farinha é melhor, deixe para usar as mãos enfarinhadas, é claro só mesmo no final de sovar.

-Quando for usar a s mãos , aqueça as mesmas com água morna e enxugue, pois elas já começam a ajudar no processo de crescimento da massa.

-A água ou leite que é pedido geralmente morno, deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente ele destrói o fermento, e consequentemente a massa não vai crescer.
Coloque sempre um pouco de açúcar , mesmo nas massas doces, ela ajuda a crescer e deixa a massa com cor mais bonita.

-Salvo algumas receitas, os ingredientes para massas com fermento de pão, devem estar sempre em temperatura ambientes, como os ovos, margarina, etc...

-Para crescer a massa, coloque-a em lugar fechado, sem vento e aquecido.
Pode ser em forno comum já morno, mas com o fogo apagado, ou no microondas, nesse caso coloque a massa em vasilha tampada, ligue o microondas na temperatura mais baixa, e ligue por 3 minutos. Após desligar, deixe dentro do microondas + 10 minutos e a massa já estará crescida, se a massa for bem leve, nesses 3 minutos já cresce.

-Sempre tampe a massa para crescer, com a tampa hermética da vasilha, ou um pano ou em saco plástico, que é excelente.

-O velho truque da vovó, para saber se a massa está crescida, funciona sim, mas a bolinha de massa que se põe num copo de água, deve estar no mesmo ambiente em que a massa estiver crescendo, ex.: se a massa crescer no forno comum, o copo com a bolinha de massa tem que estar também dentro do forno. E a massa estará no ponto, quando a bolinha subir à superfície.

-Outra maneira de ver se a massa está crescida o suficiente, é introduzir o dedo 1 cm na massa, se ficar marca , a massa está pronta.

-Unte as formas com margarina ou manteiga onde for assar o pão e polvilhe farinha de trigo, assim fica mais fácil removê-los.

-Se for assar em um travessa de vidro use uma temperatura mais baixa no forno, fazendo até economia.

-Caso o pão doure muito rápido, termine de assar coberto com papel alumínio, sem apertar, sempre com a parte brilhante voltada para o alimento.

-Pães firme podem ser embrulhados ao sair do forno, em papel filme transparente para conservarem a temperatura.
Não deixe o pão esfriar na forma, coloque em uma grade para que respire , senão o fundo fica mole e úmido.

-Pães sem gordura como italiano devem ser embrulhados e colocados no freezer, para sua conservação, pois em temperatura ambiente, depois de algumas horas ele seca e endurece.

-Pão congelado é mais fácil de cortar, o que torna possível cortarem fatias mais finas.
Depois de cortados o pão descongela em apenas 15 minutos na temperatura ambiente.
Se quiser pode também colocar direto do freezer ao forno moderado (180º) por 15 minutos.
Ainda congelado pode ser levado diretamente na torradeira.

Como obter a casca desejada:

brilhante - pincele com 1 ovo batido misturado com 1 colher ( sopa) de leite.

dourada - pincele com ovo e algumas gostas de café.

crocante - pincele com água.

macia - pincele com manteiga ou margarina derretida, ou mesmo com óleo, faça isso várias vezes enquanto assa.

dura - coloque uma assadeira com água fervente no chão do forno enquanto o pão assa.

0 comentários: